terça-feira, 6 de novembro de 2012

:: 10 Dicas que Ajudam os Clientes Online a Decidir-se




Ao contrário de numa loja "verdadeira" de tijolo e cimento, os clientes online não podem tocar ou experimentar um produto e isto origina quase sempre um sentimento e receio de efectuar uma encomenda online. Para conseguir que mais clientes cliquem no botão do carrinho de compras e finalizem uma encomenda você tem que responder às perguntas mais importantes que eles próprios se fazem sobre o seu produto.

10 pequenas dicas que ajudam:

1. Preço
O preço de um produto dever ser bem visível. Não faça os clientes procurarem por ele na página do produto.

2. Fotos
Mostra diferentes ângulos do produto: lado A, lado B, interior, pormenores... Use fotos com boa qualidade e grandes para que o cliente possa fazer zoom. 

3. Finalidade
Você, a criadora, sabe melhor que ninguém a utilidade e os benefícios do seu produto, mas o seu cliente pode não saber. Um pequeno parágrafo pode mostrar ao cliente como o seu produto pode tornar a sua vida mais fácil, organizada ou mais bonita e única. E principalmente pode fazer o cliente sentir porque precisa dele. 

4. Detalhes 
Os detalhes técnicos são a base para muitas decisões de compra e logo um dos elementos mais importantes. Indique na descrição o tamanho, cores, materiais e por vezes a técnica de trabalho e peso. 

5. Portes de Envio
Antes de um cliente comprar ele quer vai querer saber quanto custará o envio, modos de pagamento e quanto tempo demorará a receber a encomenda. Ofereça vários tipos de envio {o ideal é oferecer um envio sem registo e outro com registo} dando ao cliente a possibilidade de escolher. Indicar os modos de pagamento aceites e o tempo previsto para envio e entrega é sempre um extra que ajudará o cliente a efectuar a compra. Caso o produto apenas esteja disponível a pedido, inclua também o tempo estimado para ser feito.

6. Política de Devolução
A possibilidade de aceitar devoluções ou não, depende apenas de si. Contudo, uma garantia de devolução caso o cliente não fique satisfeito com a compra é sempre uma boa política e ajuda o cliente a ter confiança. Mas seja qual for a tua opção, informe correctamente os clientes para evitar confusões e problemas.

7. Segurança e Privacidade
Cada vez mais os clientes online preocupam-se com a sua segurança e privacidade, por isso explique aos seus clientes que protegerá as suas informações pessoais e como estas não serão divulgadas, cedidas ou vendidas. 

8. Aconselhar
Tem outros produtos semelhantes ou que complementam? Indique estes através de links e/ou fotos, deste modo poderá estar a aumentar o número de produtos vendidos e logo do valor da encomenda. 

9. Social Media ou Redes Sociais
Sabia que 83% dos clientes compraria um produto recomendado por um amigo ou familiar numa rede social? Contra números não há argumentos, por isso torne fácil que os seus clientes partilhem e recomendem os seus produtos favoritos através da inclusão de botões de partilha para o facebook, Twitter, StumpleUpon, Pinterest. Não se esqueça também de ter uma opção para subscrição de novidades ou ser seguidor.

10. Acção
Pode ser óbvio, mas indicar aos seus clientes para como adicionar e identificar o botão para adicionar o produto ao carrinho de compra aumenta as possibilidades de ele concretizar a encomenda. 

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